Instituto Pensar - Moda e Política: Elias Jabbour é o convidado desta semana

Moda e Política: Elias Jabbour é o convidado desta semana

por: Ana Paula Siqueira 


O professor Elias Jabbour é o entrevistado desta semana do Socialismo Criativo Entrevista ? Moda e Política. O tema da live será "A Shein, maior startup de moda do mundo, e o milagre do crescimento chinês?. A cada 15 dias um convidado aborda as principais questões que envolvem o mundo fashion com olhar político sobre o que se passa em toda a cadeia de produção ? do cultivo e processamento de fibras passando pelo vestir até o descarte de peças. Será às 19h, nos canais do Socialismo Criativo.

Elias Jabbour é especialista no processo de desenvolvimento recente da República Popular da China. É graduado, mestre e doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP) e professor adjunto da Faculdade e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Leia também: Fast fashion aumenta a exploração e acirra a luta de classes, diz Joana Contino

Shein se define como "uma plataforma de comercio eletrônico de fast fashion internacional?. A empresa chinesa informa ter fabricação e designers próprios que pensam nas modelagens das roupas. A marca diz ter armazéns de estoque também nos Estados Unidos e em Dubai. Ela passou a vender para o Brasil em 2018.

No indústria têxtil, são comuns denúncias de mão de obra análoga à escravidão para a produção de peças; para que a roupa fique mais barata, as fábricas pagam pouco aos funcionários ou os colocam em situações de insalubridade. A Shein, no entanto, afirma em seu site que, para não aumentar o preço dos produtos, "encontrou o equilíbrio ideal entre custo e qualidade numa colaboração estável e sã? com os produtores.

As entrevistas são conduzidas pela secretária de redação do site Socialismo Criativo, Iara Vidal. A jornalista é pesquisadora independente dos encontros da moda com a política e representa o movimento Fashion Revolution em Brasília. Ela é modativista para que a produção seja justa, ética e consciente. E que preze pelas pessoas e pela natureza acima do lucro.

Com informações do Universa Uol




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: